Distribuídas em três espaços: o Jorge Amado, com as mesas principais; o Flizinha, para as crianças; e o Juventudes FLI, a festa literária começou nesta quarta-feira (13) e segue até sexta (15), no Centro de Convenções. Na abertura das atividades, a jornalista Vanessa Dantas, coordenadora-geral do evento, reconheceu o papel essencial da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) na consolidação da FLI ao longo das seis edições anteriores. “Agora, a nossa coordenação chega para somar junto com eles”, assegurou.
O evento que reúne grandes autores, palestrantes e intelectuais, com forte presença de visitantes de Ilhéus e de outras cidades da região, a exemplo de Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Una e Uruçuca, ocupa o Centro de Convenções da cidade entre 13 a 15 de novembro, como o tema, “A Princesinha do Sul no Mundo da Literatura” transforma a Terra de Gabriela num palco Libério-Cultural-Artístico-Acadêmico.
A abertura oficial da 7ª FLI, contou com as presenças do presidente da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, do líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Rosemberg Pinto e da ex-reitora da Uesc, ex-secretária da Educação da Bahia, a professora Adélia Pinheiro. Também participaram da cerimônia o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes,os vereadores Cláudio Magalhães e Enilda Mendonça; o vereador eleito Maurício Galvão; a diretora do Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul, Larissa Costa e o vice-prefeito eleito de Itabuna, Júnior Brandão.
A curadoria do espaço Jorge Amado é da Professora Dinalva Melo e Rita Argollo, e coordenação geral, da FLI assinada pela jornalista, especialista em Gestão da Comunicação e Gerenciamento de Projetos, Vanessa Dantas.
Para esta quinta-feira, o espaço Jorge Amado tem, a partir das 10h, o Sarau Dão-me cicuta / todos os dias. Convidados: Rita Santana, Daniela Galdino, Tereza Sá, Iolanda Costa, Tallýz Mann e Mither Amorim. Às 15h - Roda de conversa: culturas brasileiras em um diálogo possível. Convidados: Francisco Bosco e Tcharly Bliglia. Mediação: Ana Paula Garcia Boscatti e às 18h - Roda de conversa: A natureza do tempo presente. Convidados: Ailton Krenak e Casé Agantu. Mediação: Elisa Oliveira.
Para amanhã, sexta-feira (15/11) - 18h, a roda de conversa “Os outros somos nós”, será com o convidado, Mia Couto com mediação de Elis Matos.
O destaque para hoje é do filósofo e ambientalista Ailton Krenak, convidado mais esperado desta quinta-feira (14), quando ele participará de duas atividades na FLI, a primeira, às 9h, na Flizinha, e a segunda, às 18h, no Espaço Jorge Amado.
Com total acessibilidade, todas as atrações têm tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e são introduzidas por audiodescrição. Os espaços também foram preparados para acolher pessoas com dificuldade de locomoção.
Como participar:
Para participar da FLI, basta acompanhar a programação do evento e se inscrever nas atividades de seu interesse. A programação completa com datas, horários e locais, é divulgada nas redes sociais e no site oficial do evento, também por meio da assessoria de imprensa para todos os veículos de comunicação do país.
A 7ª Edição da FLI - Festa Literária de Ilhéus é uma realização da Sarça Comunicação, tem a LDM como editora Oficial do evento, parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e conta com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Turismo. (Com informação do jornalista Thiago Dias / Assessor da FLI e fotografia de Bruno Gonzaga e Daniel Ribeiro).
Fotos: Divulgação FLI / Bruno Gonzaga e Daniel Ribeiro
Texto: Fábio Costa Pinto.
Tags
Cultura