Papa Francisco eleva Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, ao título de Basílica Menor

 A elevação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação foi anunciada em um dia especial, já que a paróquia celebra seus 416 anos de elevação canônica nesta data. 


Foto: Hendric Cauã/PASCOM Purificação

O Papa Francisco concedeu à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, localizada em Santo Amaro, o título de Basílica Menor. O anúncio oficial foi feito na manhã desta sexta-feira (18) pelo Bispo Dom Antônio Tourinho Neto, durante entrevista na Rádio Excelsior Recôncavo FM.

O título de Basílica Menor é reservado a igrejas de grande relevância histórica, litúrgica e pastoral, que possuem um vínculo especial com a Igreja de Roma e com o Papa. Dom Antonio Tourinho Neto expressou que essa elevação representa uma “enorme graça” para a Diocese de Cruz das Almas, que completa quase sete anos de existência. 

“O Santo Padre, Papa Francisco, através do Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, concedeu a imponente Matriz de Nossa Senhora da Purificação em Santo Amaro o título de Basílica. Agora, a nossa Diocese tem sua primeira Basílica!”, celebrou o bispo.

Foto: Pascom / Paróquia Nossa Senhora da Purificação

O processo para a obtenção desse título começou há dois anos sob a coordenação do Padre Raimundo Mário de Santana, pároco da Paróquia. Ele organizou uma equipe para compilar um dossiê enviado ao Vaticano, que incluía detalhes da rica história da igreja, suas celebrações e sua relevância cultural e religiosa. 
Em 2023, o Vaticano solicitou informações adicionais, levando à criação de um novo livro com mais de 200 páginas, repleto de registros históricos e fotografias.


Celebração Solene

Durante o anúncio, os sinos da nova Basílica e das Igrejas em Santo Amaro soaram, a pedido de Dom Tourinho, para festejar essa grande notícia. Ele informou que haverá uma Celebração Solene marcando essa elevação que será preparada dentro de alguns meses, porém, já neste domingo dia 20 às 8h da manhã, presidirá Santa Missa na Basílica junto com Pároco e fiéis santamarenses.

Basílica Menor

Basílica Menor é um título honorífico concedido pelo Papa à igrejas em diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos tais como: veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração.

As Basílicas Menores estão ligadas às Basílicas Maiores ou Papais. Antigamente chamadas como Basílicas Patriarcais e hoje chamadas Basílicas Papais, estão desde o século XVII diretamente sob a autoridade do Papa, têm privilégios especiais e abrigam um altar e um trono papal. Há quatro maiores basílicas de Roma que são: São Pedro do Vaticano, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.

Com informações da Diocese de Cruz das Almas.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato