O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (01), que a vacinação contra a gripe foi ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida foi tomada para conter os números de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que segundo o Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), registrou um aumento em crianças de até dois anos de idade.
Segundo a pasta, os estados e municípios têm autonomia para definir os públicos alvos nesta nova fase da campanha, de acordo com seus estoques de vacina. Porém, destaca a importância de priorizar a proteção dos grupos mais vulneráveis, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
Desde o início da campanha nacional, que começou em março deste ano, até 21 de abril, apenas 22% do público-alvo foi vacinado contra a gripe, conforme levantamento realizado e divulgado pelo ministério. A ministra que comanda a pasta, Nísia Trindade, destacou a importância da medida.
“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”.
O ministério também afirma que “a vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno“.
Mas a nova fase da campanha não se aplica a Região Norte, que começou a campanha mais cedo que as demais regiões, em novembro de 2023.