Existe uma uma moeda de 1 real que pode valer até R$ 8 mil. A moeda tem apenas a face com o valor e o ano de fabricação, 2008, em ambos os lados. Ela ainda não tem a Efígie da República no verso.
A moeda é considerada rara entre especialistas e colecionadores. Isso ocorre com moedas que têm erro de impressão ou fazem parte de edições que foram feitas durante campanhas, por exemplo.
Como resultado, elas começam a valer mais do que seu valor em si. Conhecida como bifacial, a moeda possui tiragem inicial de mais de 6 milhões de unidades. E a raridade acontece pelo equívoco de impressão.
No caso de quem deseja avaliar o potencial valor de moedas ou notas colecionáveis, é indicado recorrer a catálogos especializados, onde os preços são minuciosamente listados.D Eles consideram elementos como raridade, estado de preservação e possíveis erros de impressão. Após a avaliação, é determinado um valor.
Existem catálogos oficiais, que podem ser encontrados em livrarias. Entre as fontes recomendadas estão o "Catálogo Vieira Cédulas Brasileiras" e o "Livro Oficial das Moedas do Brasil 1500 - 2022".
A moeda comemorativa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, realizados em 2016, também pode render um bom dinheiro. Ela desperta grande interesse devido à sua raridade, pois teve tiragem menor.
Colecinadores chegam a oferecer R$ 20 mil pela moeda nas redes socais.