Emissora é a única a exibir ao vivo os 3 principais circuitos |
A Bahia vai receber visitantes de todas as partes do mundo neste Carnaval. E quem não for para as ruas poderá acompanhar tudo através da TVE, que realiza a maior transmissão ao vivo da festa, em uma cobertura especial que levará alegria e cultura para os lares de milhões de espectadores. A TV pública do Estado é a única emissora a mostrar os três principais circuitos da folia de Salvador: Barra-Ondina, Campo Grande e Pelourinho, com 65 horas de transmissão em seis dias de evento. Os telespectadores podem acompanhar em todo o País através da TV Brasil e pelo Youtube.com/tvebahia.
O destaque na cobertura da emissora pública são os blocos afro, afoxés, de samba e de índio. A história e a evolução dessas agremiações, destacando seu papel na preservação das raízes culturais serão explorados ao longo das suas passagens nos circuitos. O time de apresentadores este ano será formado por Ana Mametto, Jhonatã Gabriel, Raoni Oliveira, Sulivã Bispo, Thiago Almasy e Vânia Dias.
Mais de 170 atrações musicais e culturais se apresentam nos três circuitos. Uma das novidades é o desfile do Trio da Cultura com Gilberto Gil, Margareth Menezes e Chico César cantando juntos. O Carnaval Ouro Negro terá, este ano, 132 blocos afro nos circuitos de Salvador e interior, entre estes, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Olodum, Malê Debalê, Cortejo Afro, Bloco Alvorada, Bankoma e Banda Didá.
A TVE e a Rádio Educadora FM são os únicos veículos a transmitirem ao vivo os shows do Pelourinho. A Rádio Educadora FM preparou uma programação musical especial durante todos os dias de Carnaval, com uma diversidade de artistas e músicas que fazem parte da festa.
A emissora vai aproveitar o momento para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, explorando os detalhes deste momento histórico. A transmissão do “Carnaval da Alegria e da Independência” envolve o trabalho de 300 profissionais e poderá ser assistida em televisão aberta pelo sinal digital por até 13 milhões de baianos moradores de mais de 250 municípios. A TVE também exibirá reportagens para mostrar a festa em outros circuitos de Salvador e em cidades do interior do Estado.
*Texto e Imagens: Ascom/Irdeb