Enxurrada em Maragogipe. Foto: Redes Sociais |
As chuvas que estão caindo na maioria das cidades da Bahia causaram estragos nesta terça-feira (20). Além de Salvador, municípios do interior também foram afetados pelo temporal. Entre eles, Feira de Santana, Tucano e Maragogipe.
Feira de Santana
Em Feira, que é a segunda maior cidade do estado, o temporal começou por volta do meio dia. A chuva mais uma vez veio acompanhada de raios e trovões, e em pouco tempo, causou estragos em diversos pontos da cidade.
Além dos prejuízos com a invasão de imóveis, a enxurrada deixou o trânsito complicado em ruas e avenidas da cidade. Entre elas, a Avenida Francisco Fraga Maia e a Avenida João Durval. Na rodoviária do município, um supermercado foi tomado por goteiras.
Por meio de nota, o comitê de crise do município informou que há a possibilidade de publicar um decreto de emergência para buscar recursos dos governos estadual e federal.
De acordo com apuração da TV Subaé, a administração falou também em preparativos para atender possíveis desalojados com a distribuição de comida e colchões, e deixar um colégio preparado para receber estas pessoas.
Tucano
Na cidade de Tucano, a cerca de 250 km da capital baiana, ruas foram alagadas, afetando imóveis e estabelecimentos comerciais, incluindo o ponto SAC da cidade. Motocicletas e carros ficaram parcialmente submersos.
Um supermercado que fica no centro do município foi invadido pela enxurrada. Um vídeo feito por moradores mostra a água correndo do fundo do estabelecimento para a entrada. Clientes e funcionários aparecem sem reação.
Em contato com o iBahia, a prefeitura informou que a chuva foi intensa durante o dia na cidade, mas não havia relatos de famílias desabrigadas. A administração municipal ainda avalia os danos nos comércios locais e nas áreas residenciais.
A prefeitura ainda ressaltou que a região não sofria com um mau tempo como o desta terça há décadas. "Eventos climáticos dessa natureza estão além do controle da administração municipal, entretanto, a Prefeitura de Tucano, por meio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos e a Secretaria de Assistência Social, está tomando todas as medidas necessárias para mensurar os danos e oferecer o suporte adequado à comunidade afetada", pontuou.
Maragogipe
No Recôncavo da Bahia, o município de Maragogipe também ficou embaixo da água. Imagens feitas por moradores mostram ruas alagadas, como se fossem um rio, e moradores com as casas invadidas pela enxurrada.
Pontos comerciais também ficaram alagado. Comerciantes tentaram salvar o que puderam, levando as mercadorias para locais seguros. Um carro foi levado pela água e ficou preso em um barranco.
Não há detalhes sobre desabrigados ou feridos com a situação.