Cruz das Almas: Embasa emite alerta sobre riscos da abertura das tampas da rede de esgoto

Cidade registra vários pontos de alagamento em período de chuva
Diante das fortes chuvas que acontecem em Cruz das Almas, a Embasa emitiu nesta sexta-feira (26), um alerta a população para os cuidados que devem ser mantidos para o uso correto da rede coletora de esgoto. 

A principal recomendação é evitar abrir as tampas das estruturas de inspeção da rede para o escoamento dos alagamentos provocados pelas chuvas. Segundo a empresa, as tampas devem ser abertas somente pela equipe com treinamento e com o uso de equipamentos de proteção especializados. 

A abertura da rede de esgoto para tentar escoar água de chuva acaba carregando todo tipo de resíduo, desde lixo, a areia, pedras, entulhos de construção, dentre outros. Isso prejudica as instalações da rede de esgoto provocando obstruções e, consequentemente, extravasamentos nas vias públicas e retorno para os imóveis. 

“Sabemos que esse tipo de ação, de abrir as tampas do sistema de esgoto, acontecem com o intuito de escoar o alagamento em áreas onde não existe drenagem ou esse sistema é ineficiente. Essa prática tem sido recorrente e aconteceu, por exemplo, nas ruas 2 de Julho (Centro), Ivan Carneiro (Cooplan), Embrapa (Chapadinha), Jorge Curi (Vilarejo) e Via de Acesso Miradouro (Areal)”, afirma o gerente da Embasa em Cruz das Almas, José Luiz Filho. 

Os técnicos da Embasa, segundo o gerente, identificaram e retiraram uma grande quantidade de areia, pedras e lixo que obstruíram a passagem do esgoto e causaram extravasamento em diversas ruas das áreas mais baixas que são afetadas por alagamentos. 
“É fundamental que a população faça o uso correto da rede de esgoto, que são dimensionadas para receber somente o esgoto doméstico destinados pelos imóveis interligados à rede. Lixo e água de chuva devem ser direcionados para os sistemas próprios”, explica.

Foto: Informe Cruz 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato