A Câmara Municipal da Cachoeira realizou nesta quarta-feira (22), Sessão Especial para homenagear os 59 anos de fundação do Samba de Roda da Suerdieck.
O Samba da Suerdieck foi fundado em 22 de novembro de 1958, por Dalva Damiana de Freitas, operária charuteira da Fabrica de charutos Suerdieck. O grupo é considerado pioneiro na realização de apresentações públicas, já que até então o samba acontecia apenas como samba de caruru ou samba de vizinho.
O Samba de Dona Dalva é um dos mais tradicionais do Recôncavo e responsável pelo pleito que conferiu ao samba de roda do Recôncavo o título de Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A oradora da sessão solene, foi a sambadeira Any Manuela, neta da homenageada, que durante seu discurso narrou fatos marcantes da vida de Dona Dalva. A luta nas fábricas de charuto para ajudar a criar os irmãos e, mais tarde, os filhos; a resistência numa sociedade extremamente preconceituosa e racista. Any também fez um apelo à gestão, pedindo por mais apoio à cultura de Cachoeira, para que os grupos culturais, em especial o Samba de Roda, não se percam.
Foto: Mariana Vilas Boas