A festa junina de Cachoeira teve o seu início com a feira realizada por pequenos agricultores da zona rural que comercializavam seus produtos no Cais do Porto, às margens do Rio Paraguaçu, na véspera do São João. Na década de 1970 foram inseridas atrações artísticas que deram uma nova dinâmica à tradicional feira. Desde então, começou a instalação de barracas para a venda de comidas e bebidas e a presença dos oleiros da comunidade de Maragojipinho, que são uma atração à parte dentro da feira.
A festa cresceu em estrutura tendo grandes palcos e camarotes e atrações musicais de projeção nacional, sem falar é claro, da presença de atrações locais como os grupos de Samba de Roda. Em Cachoeira a festa se espalha por todos os cantos. O povo é acolhedor o que que tornam a festa mais especial, aliada ao seu belo conjunto arquitetônico, com casarios em estilo colonial, ruas estreitas, becos, ladeiras, majestosas igrejas e belos monumentos que compõe o cenário da festa, além da rica culinária que ajuda a atrair turistas de todo país.
Este ano a programação acontece de 22 a 25 de junho, tendo entre as atrações, Virgílio, Adelmário Coelho, Daniel Vieira, quadrilhas, grupos de Samba de Roda, Edson Gomes, Sine Camon, dentre outros.
Programação completa: https://www.facebook.com/prefeituradecachoeira/posts/370493720015038:0